play

ouça ao vivo - A Rádio do Rio - 94 FM

Rádio Roquette Pinto

Obras da orla da Praia do Saco, em Mangaratiba, chegam a 80%

Obras da orla da Praia do Saco, em Mangaratiba, chegam a 80%
Obras avançam na Praia do Saco

A retomada do turismo na região, ajudando na recuperação da economia local: essa é a grande expectativa dos moradores da Praia do Saco, em Mangaratiba, que acompanham as obras de requalificação urbanística da orla, com a melhoria da ciclovia e do calçadão. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), chegaram a 80% do previsto.

 

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, essas são obras aguardadas há muitos anos pelos moradores, que só puderam sair do papel agora por conta do reequilíbrio financeiro executado pelo governador Cláudio Castro, em parceria com a Assembleia Legislativa. Hoje, frisou, há intervenções nos 92 municípios fluminenses, em especial na área de urbanização de áreas em vulnerabilidade social.

 

‘Hoje o Governo Estadual tem capacidade de investir na melhoria da qualidade de vida dos fluminenses, em todas as regiões. Aqui em Mangaratiba, além dessa requalificação da orla, estamos com outra obra importante, que é a canalização do Canal do Leitão, que, em períodos de chuvas fortes, inundava toda essa região’, explicou Brandi.

 

Fim das inundações

Obras do Canal do Leitão irão evitar inundações na Praia do saco 

As obras de canalização do Canal do Leitão têm investimento de R$ 10,3 milhões e estão em cerca de 15% do total. O bairro, que se originou de parte da fazenda do Comendador Breves, no século XIX, tem sido aterrado em área de mangue, estreitando o canal que formava o cinturão de escoamento das águas da chuva. O projeto prevê não apenas a canalização, mas também a instalação de comporta que será fechada ou aberta, para garantir o escoamento das águas da chuva sem afetar as famílias que moram no bairro.