play

ouça ao vivo - A Rádio do Rio - 94 FM

Rádio Roquette Pinto

Obras da Ponte de Ferro de Cardoso Moreira atingem 85% de conclusão

Obras da Ponte de Ferro de Cardoso Moreira atingem 85% de conclusão
Obras da Ponte de Ferro eram esperadas pelos moradores

Um desejo antigo dos quase 13 mil habitantes do município de Cardoso Moreira está próximo de se tornar realidade: as obras de adaptação da ponte ferroviária, a "Ponte de Ferro" atingiram a marca de 85% de conclusão e, em breve, vão facilitar o acesso à cidade do Norte Fluminense em períodos de fortes chuvas, quando os moradores precisavam fazer um longo caminho para fugir das vias alagadas.

Graças a um investimento de R$4,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, a tradicional ponte está passando por um processo de recuperação e requalificação, com a implantação de pista para veículos, passarela para pedestres e ciclovia.

“Nossa gestão tem focado em ajudar o interior a se desenvolver como merece. Por muitos anos, esses municípios menores e mais afastados foram esquecidos pelo poder público, mas o novo momento que vive o Rio de Janeiro permite que possamos investir de forma democrática em todas as regiões fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, o projeto é voltado à segurança e mobilidade dos moradores que utilizarão a ponte. “Antes, o local permitia apenas a passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas, sem qualquer garantia de segurança. Nossas intervenções vão mudar isso e ajudar no desenvolvimento do município, proporcionando uma nova entrada e saída para a cidade, além de aliviar o fluxo de veículos no Centro. Outra vantagem da nova estrutura será observada em períodos de cheias do Rio Muriaé, quando a Ponte de Ferro poderá se tornar o principal acesso para a BR-356, já que os acessos para a Ponte Dr. Salo Brand (atualmente a principal ponte do município) ficam inutilizáveis durante as enchentes”, explicou Brandi.

De acordo com a prefeita Geane Vincler, esta obra significa a concretização de um sonho para todos os cardosenses. “São mais de 30 anos de espera e anseio pela conclusão da nossa Ponte de Ferro e agora, finalmente, a população vê o projeto saindo do papel e se tornando realidade. A nova ponte será muito importante para o desenvolvimento do município, proporcionando um novo acesso à cidade. Em especial, nos períodos de cheias do Rio Muriaé, teremos uma forma de entrar e sair do município, já que, atualmente, ficamos ilhados. Estou muito agradecida em ver este carinho do Governo do Estado e da Seinfra com Cardoso Moreira e tenho certeza que a população cardosense também será eternamente grata”, declara a gestora municipal.

 

Imagem de drone - https://drive.google.com/file/d/10NhlGIdWcUClN_J8XJmMvI_wn7RbmC1T/view?usp=sharing

 

Obras chegam a 85%