play

ouça ao vivo - A Rádio do Rio - 94 FM

Rádio Roquette Pinto

Obras da nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) estão 60% concluídas

Obras da nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) estão 60% concluídas
Obras da nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) estão 60% concluídas

Com quase 60 operários trabalhando na execução da obra, várias etapas do projeto já foram superadas, como os serviços de fundação, estrutura e lajes dos quatro pavimentos. A atual fase da intervenção consiste nos serviços de revestimento cerâmico, piso e estrutura do forro no térreo; contrapiso, emboço e infraestrutura do segundo pavimento; no terceiro piso, estão sendo executadas as ações de infraestrutura elétrica e hidrosanitária, além de emboço; o quarto pavimento está recebendo alvenaria e a estrutura da cobertura, enquanto que na rampa que liga todo o prédio, acontecessem os serviços de alvenaria e cobogó. Já a área externa do prédio passa pelas etapas de emboço e infraestrutura de esgoto e águas pluviais.

Para o governador Cláudio Castro, é essencial que policiais que trabalham diariamente para garantir a segurança da população tenham um local digno para exercer sua função e descansar. "Essa obra era muito aguardada por todos que entendem a importância dessa classe para o nosso estado. Será um prédio moderno e à altura de quem arrisca a vida para proteger a nossa", afirmou.

O prédio modular terá quatro pavimentos e contará com cozinha, refeitório e sala de oficial do dia no primeiro andar; salas de aula, administração, copa, Departamento Médico Legal, sanitários e escada de emergência no segundo piso; salas de treinamento, alojamentos, sanitários e o espaço para o serviço reservado (P2), no terceiro andar; e auditório, academia, salas de aula, salas de reuniões e sanitários no último piso.

"É um orgulho para nós presenciar um projeto dessa magnitude saindo do papel. É um terreno de tamanho considerável que será aproveitado de forma integral para oferecer as condições necessárias ao aperfeiçoamento das tropas especiais da Polícia Militar. As estruturas do prédio são estrategicamente adequadas para abrigar setores cruciais do COE, como a contrainteligência e a sala de depoimentos”, frisou o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.  

A nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) está sendo construída no terreno que abrigava o antigo quartel do 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército. No local, também serão erguidas as sedes do Grupamento AeroMóvel (GAM) e o Batalhão de Ação com Cães (BAC). Para o Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, o equipamento representa o novo momento de investimento que a segurança do estado tem experimentado. 

 

"Estamos caminhando de forma muito determinada para que a Polícia Militar do Rio de Janeiro disponha do maior complexo de treinamento da América Latina, numa área de 200 mil metros quadrados. Já inauguramos três estandes de tiro e estamos finalizando as obras de construção da nova sede do Comando de Operações Especiais, novos alojamentos, salas de aula e auditório. Outras obras da Seinfra e da Emop estão em fase de projetos e de licitações. É um momento ímpar para nosso estado", declarou o coronel.